quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Lagar biológico em Amieira?

As reuniões em Amieira têm-se sucedido e parece haver entusiasmo acerca dos apoios previstos com a candidatura ao PRODER para todo o concelho de Nisa.
Assim, numa prévia análise dos lagares existentes no concelho de Nisa, verificou-se que a Cooperativa de Amieira será aquela que dispõe de melhores condições para ali ser instalado, com algumas alterações, o Lagar Biológico para o concelho.
Um investimento que será comparticipado em setenta por cento do seu custo total, empreendimento que só será possível com o apoio da Comunidade Europeia.
Há outros projectos em perspectiva, desde a agricultura à floresta, ao turismo e à restauração, além de outro, bastante interessante e que vai ser implementado pela Junta de Freguesia e que consiste no arranjo de caminhos, pontos de água, limpeza de faixas e pedido de rede eléctrica para as explorações agrícolas situadas perto do núcleo urbano. No projecto está ainda incluído o arranjo do caminho do Rebentão em tuvenant.
Outro assunto que tem preocupado e de que maneira, a população amieirense é a falta de barqueiro. Tivemos a informação de que vai ser apresentada uma candidatura para aquisição de um barco destinado a transportar até doze passageiros, substituindo o que existia e que foi roubado há cerca de um ano.
Falando em biologia, saliente-se que em Amieira existem, actualmente, quatro explorações agrícolas de produção biológica, o que alguns consideram ser a agricultura do futuro.
- Jorge Pires - in "Jornal de Nisa" nº 248