quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

60 caminheiros nos Trilhos de Amieira


No primeiro passeio do ano da Inijovem
A INIJOVEM, em colaboração com a sua Secção de Campismo e Montanhismo, realizou a sua primeira caminhada em 2008, no passado sábado dia 16 de Fevereiro na Freguesia de Amieira do Tejo, num percurso circular de pequena rota com cerca de 9,5km. Participaram 60 caminheiros de todas as idades, a mais nova com 9 anos e o mais velho com 60 anos de idade. Vieram não só do Concelho de Nisa, mas também de Castelo Branco, Évora e Idanha-a-Nova.
Após o secretariado e o briefing de boas vindas que teve lugar no Salão da Junta de Freguesia local, o percurso teve o seu início cerca das 09h15 em direcção à Igreja de S. João Batista e Castelo de Amieira, aproveitando uma parte da manhã bastante amena e indicada para caminhar e contemplar a natureza, os caminheiros foram-se dirigindo para a Ribeira de Álvaro Gil através de trilhos circundantes ao Castelo, ao passar a Ribeira dirigiram-se à Fonte com o mesmo nome, primeira e breve paragem para degustar a água que dela brotava e sacar as primeiras fotografias.
A caminhada seguiu por caminho antigo e bem vincado ainda por algumas pedras antigas que provavelmente teriam feito parte da sua calçada inicial, até à Vinha dos Barros e daí até à Tapada de Sena, a partir daqui e até descer de cota em direcção ao Rio Tejo, o percurso serpenteou por trilhos mais selvagens, já junto ao Tejo a segunda paragem, esta mais prolongada, não só para retemperar forças, mas também para apreciar o singular património natural e edificado desta zona e como o Rio estava baixo, conseguiu-se distinguir-se ao longe aquilo que restava de uma antiga azenha.
Novamente ao caminho por um trilho bucólico sempre a acompanhar o Rio agora em Direcção à Barca da Amieira, tempo para nova paragem para apreciar este importante porto de passagem entre o Alentejo e a Beira, a casa renovada do Barqueiro à espera da nova Barca. A parte final do percurso decorreu na PR1: Trilhos das Jans, percurso pedestre homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal nesta Freguesia. Pouco passava das 12h30 quando todos os caminheiros se juntaram para a foto de grupo na escadaria da Capela de S. João Batista, após a qual visitaram o seu interior e também o Castelo. O Almoço convívio teve lugar no Salão da Junta de Freguesia de Amieira do Tejo, servido pela Sociedade Educativa Amieirense, com um reconfortante caldo verde e um churrasco misto. Palavras finais de agradecimento com o repto à mistura para a participação na IX Rota do Contrabando no próximo dia 15 de Março. Durante a tarde houve ainda tempo para uma visita ao Calvário da Amieira.
Aproveitamos esta oportunidade para agradecer a quem prestou a sua colaboração para que esta iniciativa fosse possível:
Ao Município de Nisa pela cedência de motorista e viatura de apoio; à Junta de Freguesia de Amieira do Tejo (pela oferta de lembranças, cedência de instalações, abertura da Capela de S. João Batista e Castelo e pelo apoio no reconhecimento efectuado na Ribeira de Alferreireira); ao nosso sócio nº 210 Pedro Ferrer pelo apoio no reconhecimento do percurso; à funcionária do Posto de Turismo de Amieira do Tejo, Nélia Nunes, no apoio às visitas à Capela de S. João Batista e Castelo. A todos os caminheiros presentes por continuarem a acreditar nas nossas iniciativas.